Revitalização urbana: Horta do Beco dá frutos em ação de amigos

Na confluência das ruas Sacramento e Cândido Portinari, em Rudge Ramos, bairro de São Bernardo, está localizado um projeto de horta urbana e arte. Se você ainda não conhece, agende-se.

Batizada em 2015 com o autodescritivo Horta do Beco, o espaço é o esforço voluntário de grupo de amigos que deram múltiplas funções a uma viela que até então se limitava a uma obscura passagem de pedestres. Com o tempo, o local foi ganhando fauna, cor e vida com o plantio de canteiros laterais e central – estes, em seu conjunto, nos rementem aos bucólicos jardins e quintais de nossos avós.

Feira orgânica

Lá são cultivadas mudas de árvores, plantas medicinais e hortaliças. Tudo orgânico, assim como também os fartos maços de verduras que chegam do Riacho Grande fresquinhas e são expostas aos sábados em banca armada na entrada do local. Aliás, anotem a dica como uma rara oportunidade para levar para casa vegetais de excelente qualidade a preços módicos quando o assunto são artigos orgânicos.

Cultivo sem agrotóxico

“Ajudar a escoar a produção de pequenos agricultores é também uma ação social dentro de uma missão maior que é preservar o meio ambiente por meio da sustentabilidade”, diz um dos idealizadores, Adolfo Alves, ao contar que recentemente a Horta do Beco se tornou oficialmente uma associação. Agora poderemos receber formalmente apoiadores de projetos. Entre eles, o de compartilhar a experiência com outras comunidades e receber com maior fluxo visitas monitoradas de escolas.

Atração à parte

A Horta do Beco foi criada e tem a zeladoria de pessoas que desde a adolescência mantêm laços de amizade e têm entre pontos em comum o amor pela natureza e pela arte, esta, aliás, é também uma atração à parte: os muros internos que cercam a viela são pintados e grafitados por artistas plásticos e se tornaram uma atração gratuita para sessão de fotos a céu aberto.

Simone Ferreira, uma das integrantes e fundadoras do Beco da Horta produz vídeos e fotos no local e que podem ser vistos pelo Facebook: https://www.facebook.com/hortadobecorudgeramos

Grupo de amigos da Horta do Beco: da esq. para dir., Marisa de Mello, Adolfo Alves, eu, Simone Ferreira e Miriam Garcia

COM DEDICAÇÃO – Marisa de Mello, que é vizinha de muro do espaço, até hoje fornece água para a rega das plantas e a limpeza do espaço, onde aliás, seu marido, Moisés Bernardes, montou uma bancada de marcenaria e na qual são montadas peças para a estrutura do espaço. A popularidade da horta também faz com que artesãos de cestas, vasos e floreiras exponham vez por outra peças para serem apreciadas e encomendadas pelos visitantes.

SERVIÇO

HORTA DO BECO

Endereço: esquina das ruas Sacramento e Cândido Portinari.

Informações sobre horário de funcionamento: 11-99703-7872

Estacionamento: fácil


O ABC do Melhor Para Você
O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ
Gostou? Clique e Compartilhe:

One thought on “Revitalização urbana: Horta do Beco dá frutos em ação de amigos

  1. Achei muito legal essa matéria e essa ótima idéia de utilizar os nossos espaços urbanos que estão ociosos. Espero que esse projeto dê frutos…não só verduras…para outros se implantarem na região. Parabéns aos envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *