Na confluência das ruas Sacramento e Cândido Portinari, em Rudge Ramos, bairro de São Bernardo, está localizado um projeto de horta urbana e arte. Se você ainda não conhece, agende-se.
Batizada em 2015 com o autodescritivo Horta do Beco, o espaço é o esforço voluntário de grupo de amigos que deram múltiplas funções a uma viela que até então se limitava a uma obscura passagem de pedestres. Com o tempo, o local foi ganhando fauna, cor e vida com o plantio de canteiros laterais e central – estes, em seu conjunto, nos rementem aos bucólicos jardins e quintais de nossos avós.
Feira orgânica
Lá são cultivadas mudas de árvores, plantas medicinais e hortaliças. Tudo orgânico, assim como também os fartos maços de verduras que chegam do Riacho Grande fresquinhas e são expostas aos sábados em banca armada na entrada do local. Aliás, anotem a dica como uma rara oportunidade para levar para casa vegetais de excelente qualidade a preços módicos quando o assunto são artigos orgânicos.
Cultivo sem agrotóxico
“Ajudar a escoar a produção de pequenos agricultores é também uma ação social dentro de uma missão maior que é preservar o meio ambiente por meio da sustentabilidade”, diz um dos idealizadores, Adolfo Alves, ao contar que recentemente a Horta do Beco se tornou oficialmente uma associação. Agora poderemos receber formalmente apoiadores de projetos. Entre eles, o de compartilhar a experiência com outras comunidades e receber com maior fluxo visitas monitoradas de escolas.
Atração à parte
A Horta do Beco foi criada e tem a zeladoria de pessoas que desde a adolescência mantêm laços de amizade e têm entre pontos em comum o amor pela natureza e pela arte, esta, aliás, é também uma atração à parte: os muros internos que cercam a viela são pintados e grafitados por artistas plásticos e se tornaram uma atração gratuita para sessão de fotos a céu aberto.
Simone Ferreira, uma das integrantes e fundadoras do Beco da Horta produz vídeos e fotos no local e que podem ser vistos pelo Facebook: https://www.facebook.com/hortadobecorudgeramos
COM DEDICAÇÃO – Marisa de Mello, que é vizinha de muro do espaço, até hoje fornece água para a rega das plantas e a limpeza do espaço, onde aliás, seu marido, Moisés Bernardes, montou uma bancada de marcenaria e na qual são montadas peças para a estrutura do espaço. A popularidade da horta também faz com que artesãos de cestas, vasos e floreiras exponham vez por outra peças para serem apreciadas e encomendadas pelos visitantes.
SERVIÇO
HORTA DO BECO
Endereço: esquina das ruas Sacramento e Cândido Portinari.
Informações sobre horário de funcionamento: 11-99703-7872
Estacionamento: fácil