A arquiteta Mari Milani afirma que o material, com paletas e formas diferentes, segue como forte tendência para 2026. Responsáveis por deixar os ambientes mais leves e cheios de personalidade, esses elementos unem versatilidade e efeitos únicos em cada peça.

Durante muito tempo, a neutralidade dominou a arquitetura de interiores. Tons de bege e off-white ditaram o estilo até a década de 2010. No entanto, desde 2020, os materiais coloridos reconquistaram seu espaço.
“Nos projetos residenciais, buscamos ambientes com vida. Gosto de adicionar um toque de cor por meio de revestimentos que tornam o morar muito mais gostoso e sem exageros”, afirma Mari Milani.
A diferença atual está no equilíbrio. Seja em tons monocromáticos ou desenhados, a aplicação é alinhada ao restante do ambiente, destacando-se em locais estratégicos como backsplashs de cozinhas, áreas gourmet e banheiros.
Foto: Mariana Camargo
O protagonismo nas cozinhas
O espaço entre a bancada e os armários (backsplash) é o local clássico para revestimentos estilizados. A montagem funciona como um quebra-cabeça, permitindo desde o uso do azulejo 20×20 cm até composições com referências Art Déco ou motivos azuis que dialogam com a marcenaria.
Lavabo: Liberdade expressiva
O lavabo permite ousadia. Paletas terrosas e desenhos com influência do estilo Bauhaus trazem impacto visual para esse ambiente visitado pelas visitas.
Área de serviço com estilo
Engana-se quem pensa que a lavanderia precisa ser básica. O uso de formatos como o brick (tijolinho) em tonalidades que remetem a pedras naturais, como a Hijau, transforma o setor em um espaço mais agradável.
Áreas sociais e gourmet
Em varandas e espaços gourmet, o revestimento colorido coopera para as boas sensações. Se a base do projeto for neutra, o material pode evocar cores vibrantes, como o rosa queimado, para delimitar a área da churrasqueira ou do balcão.
Banheiros e combinações ousadas
Nos banheiros, a arquiteta aposta em paginações criativas:
- Espinha de peixe: Para um visual dinâmico e sofisticado.
- Paginação tradicional: Para um ar mais descontraído.
- Formatos geométricos: Além dos quadrados e retangulares, os formatos hexagonais e pickets (hexagonal alongado) trazem requinte, especialmente quando combinados com metais dourados ou mármore.
Sobre a arquiteta Mari Milani
Formada em Arquitetura e Urbanismo (2009) e pós-graduada em Master Arquitetura (2012), Mari Milani soma mais de 300 projetos realizados. Sua atuação foca na criação de espaços transformadores que refletem a personalidade dos clientes, unindo conforto, segurança e as últimas tendências mundiais de design.

