Cursos livres de curta duração são disponibilizados por aulas de Web TV, nas quais os alunos acompanham o passo a passo de cada preparo
A etimologia da palavra gastronomia é definida por um ramo da culinária que prepara o profissional a dominar técnicas, práticas e conhecimentos de diferentes ingredientes, criando pratos autorais ou releituras de alta qualidade. Vale acrescentar que os conhecimentos não se referem somente a comida, mas ainda, a materiais e bebidas indicados em cada refeição.
No Brasil, a gastronomia surgiu com a colonização dos povos europeus que uniram os ingredientes e especiarias do cotidiano com os alimentos nativos do “novo mundo”. O resultado foi uma explosão de cores, sabores e uma identidade cultural alimentar reconhecida em todos os cantos do mundo.
Além disso, o turismo foi um setor que impulsionou o conhecimento dos pratos locais, ao levar os turistas para conhecerem a história dos preparos e recomendarem a degustação. Um levantamento recente do Ministério do Turismo destacou que a gastronomia brasileira é considerada muito boa por 89% dos turistas brasileiros e 97% entre os estrangeiros.
De acordo com o Chef e instrutor dos cursos de gastronomia do Senac EAD, Ken Francis Kusayanagi, a diversidade da culinária brasileira está diretamente ligada a diversidade étnica e cultural. “É importante lembrar que os biomas existentes no país, também colaboram em razão dos sabores marcantes, como pequi, açaí e charque, por exemplo”, pontua.
Ainda que a base da alimentação nacional seja o arroz e o feijão, ingredientes nativos da Europa, África e da culinária indígena nacional foram aprimorando e ganhando diferentes formas de preparo e combinações. E as contribuições não pararam por aí, já que o país recebeu imigrantes japoneses, italianos, alemães, árabes, entre tantos outros.
Estudando culturas e regionalismos de diferentes etnias
É importante esclarecer que para ser um profissional de gastronomia, o indivíduo precisa conhecer, não apenas as técnicas de preparo, mas compreender os motivos e as misturas de alguns pratos.
E isso, inclui ter conhecimentos de sociologia e história. O instrutor do Senac EAD que já trabalhou em outros países reforça a informação. “A cultura é determinante no preparo dos alimentos e a regionalidade é que cria a identidade gastronômica”.
Empreender requer conhecimento e planejamento
Outro ponto observado por Ken, que pode prejudicar um empreendedor iniciante. “Os casos mais recorrentes são aberturas de negócio sem criação de um planejamento detalhado e ainda, conhecer as preferencias do público-alvo. Além disso, é fundamental ter informações como o investimento que será feito, treinamento de funcionários e cumprimento das boas práticas de produção.
“Hoje em dia não se pode mais abrir um negócio de alimentação por “acreditar” que vai agradar a vizinhança. Existem várias etapas que devem ser realizadas até chegar ao ponto de escolher o tipo de alimentação que será comercializada. É, por isso que vemos muitas empresas abrindo e fechando em pouco tempo, justamente por não ter essa informação ou uma consultoria qualificada”, esclarece.
No Senac EAD estão disponíveis cursos livres de culinária que abordam a cultura de diversos países
– Culinária árabe: o aluno desenvolverá competências para o preparo de diversas receitas da culinária árabe. Os árabes consideram receber visitas algo muito importante e seus convidados são muito bem recepcionados por meio de mesas fartas. Neste curso você conhecerá técnicas para preparar variadas receitas da cozinha árabe e agradar os seus convidados.
– Culinária internacional: O objetivo deste curso é apresentar técnicas para o preparo de pratos típicos da culinária internacional. A cozinha internacional permite um intercâmbio cultural entre os costumes dos diversos povos. Neste curso, traremos o modo de preparo dos principais pratos típicos de cada um deles: Venezuela, EUA, Caribe, França, Inglaterra, Índia, China, Polônia, Rússia e África.
– Culinária Brasileira: o curso apresentará técnicas para o preparo de diversos tipos de pratos da culinária brasileira. A culinária de nosso país é rica em cores, sabores, aromas, temperos e história, variando de região para região. Neste curso, você conhecerá técnicas para o preparo de diversas iguarias típicas de regiões do Brasil.
– Culinária italiana: o aluno desenvolverá competências para o preparo de receitas das diferentes regiões da Itália. A culinária italiana possui pratos tradicionais muito variados. Por meio deste curso você conhecerá técnicas para combinar ingredientes e preparar variadas receitas da cozinha italiana.
– Culinária japonesa: O objetivo deste curso é apresentar técnicas para o preparo de diversos tipos de pratos da cozinha japonesa. Nele você conhecerá técnicas para o preparo de diversas iguarias tradicionais dessa culinária, que é rica em nutrientes, cores, sabores, aromas, temperos e história.
Por serem aulas exclusivamente a distância, pessoas de qualquer local do país podem participar e as aulas são gravadas em formato de WebTV para que o aluno possa acompanhar o passo a passo. Ken Francis aproveita para fazer uma recomendação importante: “se o objetivo é trabalhar com vendas de alimentos, o primeiro curso é o de manipulação de alimentos e boas práticas para serviços de alimentação”, conclui.
Clique no link e confira todas as opções de aprendizado em preparos de alimentos. Agora se você deseja se profissionalizar na gastronomia, o Senac EAD lançou o curso Tecnologia em Gastronomia e as inscrições estão abertas nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Aproveite para iniciar uma carreira de sucesso no setor que mais cresce no país e no mundo.