50º Salão de Arte Contemporânea de Santo André recebe inscrições até 15 de julho

Inscrições podem ser feitas exclusivamente pela plataforma CulturAZ; mostra Passagens faz retrospectiva do acervo do Salão

As inscrições para o 50º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto já estão abertas. Artistas e coletivos brasileiros interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até 15 de julho de 2022 exclusivamente pela plataforma digital CulturAZ. Mais informações e o regulamento estão disponíveis em: bit.ly/50SALS.

Segundo o regulamento desta edição, será permitida apenas uma inscrição por artista ou coletivo e em uma das categorias específicas e artes visuais: pintura, desenho, net-art, ilustração, arte sonora, intervenção, instalação, site specific, gravura, escultura, objeto, performance, happening, videoarte e fotografia. Os trabalhos poderão utilizar tecnologias digitais e analógicas, linguagens híbridas e suportes diversos.

Ainda de acordo com o regulamento, artistas e/ou coletivos poderão inscrever no mínimo três e no máximo cinco obras nas seguintes categorias: pintura, desenho, net-art, ilustração, arte sonora, gravura, escultura, objeto, performance, happening, videoarte e fotografia. No caso de intervenção, instalação e site specific poderão ser inscritas apenas uma obra.

Todas as obras inscritas deverão, obrigatoriamente, ter sido produzidas a partir de 2020 e não poderão ter participado do Salão de Arte Contemporânea em anos anteriores.

Da seleção e premiação – A seleção das obras inscritas no 50º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto será realizada por uma Comissão de Seleção e Prêmios composta por três membros com notória especialização, sendo dois deles eleitos pelos artistas inscritos e um indicado pela Secretaria de Cultura, todos nomeados pelo prefeito de Santo André.

A seleção das obras será realizada em duas fases. Na primeira, serão selecionados os portifólios e o resultado será disponibilizado exclusivamente por meio da plataforma digital CulturAZ a partir de 20 de setembro de 2022. A segunda fase, de seleção final das obras, também será divulgada pela plataforma digital CulturAZ a partir de 25 de outubro de 2022.

Aos artistas e ou coletivos selecionados na segunda fase poderão ser conferidos prêmios em dinheiro, no valor total de R$ 28.000,00 para prêmio-aquisição, e de R$ 2.000,00 para prêmio-estímulo, em conformidade com a decisão da Comissão de Seleção e Premiação e com retenção dos impostos obrigatórios.

Exposição Passagens – O Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto chega à 50ª edição. Criado em 1968, o evento abrigou neste período uma parte significativa dos movimentos artísticos brasileiros. Para lembrar a data, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, preparou série de ações a serem realizadas neste ano. A primeira, a exposição Passagens – mostra retrospectiva com trabalhos selecionados a partir do acervo do Salão, em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal.

A exposição Passagens conta com 92 obras de todas as edições do Salão realizados desde 1968, além das edições do Salão Jovem de Arte Contemporânea, do período entre 1978 e 1982. Estas obras foram adquiridas por meio de prêmios conferidos aos artistas que participaram de suas edições e integram o acervo do Salão. Entre os artistas que integrarão a mostra estão Antonio Henrique Amaral, Luiz Sacilotto, Sofia Borges, Maria Auxiliadora, Sandra Cinto e Alex Valauri.

A programação da comemoração dos 54 anos do Salão terá, ainda, diferentes ações durante todo o ano. As ações são parte das comemorações dos 30 anos da Casa do Olhar.

Histórico – Criado em 1968, em plena ditadura militar, o Salão se constitui como um espaço democrático que reúne público, artistas, curadores, pesquisadores e gestores em torno da missão de promover e difundir a arte contemporânea, abrindo-se para a pluralidade de produção artística e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível.

Nestes 54 anos o Salão abrigou parte significativa dos movimentos artísticos brasileiros, como a abstração geométrica, o novo realismo, a pop arte e arte postal, a geração 80, a produção da gravura, da fotografia, do videoarte e do graffiti, a explosão dos coletivos artísticos, das performances e arte digital, as intervenções urbanas e a arte pública.

Nesse percurso o Salão processa novos e velhos sentidos da arte, e com isso transformando-se. De 1968 a 2003 manteve-se como Salão de Arte Contemporânea de Santo André, com um breve intervalo entre os anos 1978-82, quando foram realizados os Salões Jovem de Arte Contemporânea. A partir de 2004 recebeu o nome do mais importante artista andreense, passando a ser conhecido como Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto.

Desde a fundação, o Salão vem constituindo um acervo que atualmente conta com aproximadamente mil obras, adquiridas por meio de prêmios conferidos aos artistas que participaram de suas edições. E em 2019 sua relevância foi honrada com o prêmio Destaque do Ano, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA.

A gestão do acervo está sob a responsabilidade da Casa do Olhar Luiz Sacilotto e tem obras dos artistas Antonio Henrique Amaral, Maria Auxiliadora, Sandra Cinto, Geraldo de Barros, Alex Vallauri, Hudnilson Jr., Thomaz Ianelli, Arnaldo Ferrari, Vânia Mignone, Lothar Charoux, Rogério Degaki, Sofia Borges, João Suzuki, Luiz Sacilotto, Sergio Romagnolo, Georgia Kyriakakis, Albano Afonso, Paul Setúbal, Cristina Suzuki, Rafael Campos Rocha, Ana Teixeira, Maria Bonomi, Hermelindo Fiaminghi, Wagner Malta Tavares e outros importantes artistas brasileiros.

Serviço

Inscrições para o 50º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto

Até 15 de julho

Exclusivamente pela plataforma CulturAZ

Mais informações e o regulamento estão disponíveis em: bit.ly/50SALS

Exposição Passagens – mostra respectiva com trabalhos selecionados a partir do acervo do Salão

Local: Salão de exposições do Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/n, Centro)

Visitação: até 11 de junho, segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Grátis

Texto: Marcos Imbrizi/ Fotos: Angelo Baima/PSA

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