Com data mundial neste 10 de julho, o Estilo Angélica comemora de forma especial. Estivemos na escola Sabor & Saber Gastronomia, onde a chef e mestre Ana Maria Tomazoni preparou uma massa de liquidificador e dois recheios para lá de especiais.
DE DAR ÁGUA NA BOCA
Abaixo, estão as duas receitas que Ana Maria Tomazoni preparou: a primeira tradicional (e que sempre me agrada) com frango desfiado. A segunda, ah, esta fará você ser surpreendida (o) e surpreender com a explosão de sabores ao incluir dois ingredientes ainda relativamente pouco utilizados na culinária, mas muito acessíveis. São o cambuci e a ora-pro-nóbis.
Ana, aliás, é embaixadora do cambuci. Há quase 20 anos pesquisa, executa e divulga receitas com o fruto que vão além do já conhecido uso de infusão na cachaça. Da mesma família da goiaba, jabuticaba e pitanga, o cambuci na receita do recheio harmonizou perfeitamente com a doce acidez do tomate-cereja.
Quanto à ora-pro-nóbis, que é uma planta comestível, levou ao recheio da pizza uma discreta viscosidade e um contraponto de delicado amargor, que faz lembrar a couve-manteiga.
Parabéns Ana Tomazoni pela elaboração da receita e trabalho de divulgar que “comer bem faz bem!”
Bom apetite!
PIZZA FÁCIL DE LIQUIDIFICADOR (RENDE 2 PIZZAS)
Ingredientes Massa 2 xícaras (chá) de leite 2 ovos 1/2 colher (chá) de sal ou a gosto 1 colher (chá) de açúcar 2 colheres (sopa) de manteiga 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó Molho fresco 2 tomates bem vermelhos (sem sementes) 1 pitada sal (a gosto) 1 dente de alho ½ colher de café de orégano 1 colher de azeite de oliva Recheio 1 1 colher (sopa) de azeite 1 cebola picada 2 tomates sem sementes, picados 11/2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado 1/2 xícara (chá) de milho verde ½ copo de requeijão ou cream cheese Ervas picadas Salsinha, cebolinha e tomilho fresco Especiarias A gosto: noz-moscada, pimenta-do-reino, açafrão, colorau (100g) Cobertura 120g de muçarela ralada 1 colher de sopa de gergelim Azeitonas pretas a gosto Recheio 2 4 colheres de sopa de pesto de ora-pro-nóbis e cambuci 2 xícaras de chá palmito picado ½ xícara de chá de folhas de ora-pro-nóbis picada ½ do fruto do cambuci picado 120g de muçarela ralada 1 caixa pequena de tomates cereja Folhas de manjericão fresco | Modo de preparo Massa Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Coloque a massa em uma forma redonda para pizza (30 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve. Molho Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Reserve Recheio Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente os tomates e refogue até murchar. Junte o frango cozido e desfiado, as especiarias (pimenta, noz-moscada, açafrão e o milho verde. Refogue por cerca de 5 minutos. Misture bem com o requeijão. Finalize com as ervas frescas picadinhas e reserve. Montagem Pizza 1 Espalhe a polpa de tomate sobre a massa pré-assada, e distribua o recheio de frango reservado. Cubra com muçarela ralada. Decore a borda a pizza com gergelim. Finalize com azeitonas pretas. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 15 a 20 minutos para dourar. Montagem recheio 2 Em um disco de pizza pré-assado, monte camadas: pesto de ora-pro-nóbis, palmito, folhas de ora-pro-nóbis picadas, fruto do cambuci, muçarela ralada, tomates cereja cortados ao meio e folhas de manjericão. Leve ao forno médio-alto (200°C), pre-aquecido, por cerca de 15 a 20minutos para dourar. |
PESTO DE ORA-PRO-ÓBIS E CAMBUCI
Ingredientes 1 xícara de castanha-do-pará demolhadas por 12 horas 15 folhas de ora-pro-nóbis 4 colheres de sopa de azeitonas verdes 4 colheres de sopa de azeite de oliva 6 colheres de salsa picada Sal marinho Pimenta-do-reino (se gostar de pimenta dedo de moça picada) 2 cambucis sem pele ¼ de xícara de chá de água filtrada (se necessário, colocar mais, até ficar uma pasta com alguma consistência). | Modo de preparo Colocar a castanha de molho por 12h. Depois de ter ficado de molho, lave três vezes antes de utilizar. Misturar todos os ingredientes (a castanha lavada, as folhas de ora-pro-nóbis, azeitona, azeite, a salsa, cambuci picado e água. Bater em um processador ou mixer. Utilize em pizzas, macarrão em geral, saladas e outros pratos que desejar. Para guardar: acondicione o pesto coberto com azeite de oliva em vidros hermeticamente fechados. |
https://www.saboresabergastronomia.com.br/cursos-onlines-1
Mídias Ana Tomazoni –