Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação esportiva; investimento é no valor total de R$ 6 milhões, entre intervenções e equipamentos
Dentro da proposta de incentivar a prática esportiva e turbinar o potencial turístico da cidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou nesta terça-feira (12/9) as obras de construção do Centro de Esportes Aquáticos no Estoril, na região do Riacho Grande, às margens da Represa Billings.
Com mudança no escopo do projeto, o complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades, ampliando sua abrangência, e está sendo implantado na Rua Açores, ao investimento total de R$ 6 milhões, entre intervenções e equipamentos.
As obras no geral, em uma parceria com o governo do Estado, abrangem reforma da piscina – que vai servir como espaço para treinamento de futuros atletas – e espelho d’água, academia em prédio totalmente novo, destinada a atividades físicas, recuperação da Casa de Pedra, adequação da rampa de canoas, deck, abrigo aos materiais náuticos, pátio, vestiários, lanchonete, gradis, elevador (voltado a PCDs), muro de contenção, revitalização de toda a área externa, novo paisagismo, iluminação e estruturação em torno de acessibilidade.
“As obras estão em ritmo acelerado. Será um robusto complexo esportivo, em um eixo importante de São Bernardo, próximo à Via Anchieta e ao Rodoanel, compreendendo, com a conclusão do centro, atender desde atletas a iniciantes na canoagem, stand up paddle, entre outras atividades aquáticas. A iniciativa vai envolver essa transformação também para formação esportiva, incluindo social. Temos a certeza de entregar uma unidade de excelência”, frisou o chefe do Executivo municipal.
Secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon pontuou que a reconfiguração do projeto amplia a possibilidade de participação de atletas moradores de São Bernardo. “Anteriormente, somente a elite da canoagem e de outros esportes aquáticos iriam se beneficiar do espaço. Agora, com a alteração, além da elite, os moradores da cidade, mesmo aqueles que não possuem experiência, terão a oportunidade, com o projeto de iniciação, escolinha. Já para o alto rendimento haverá competições oficiais.”
De acordo com o titular da Pasta de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber, a previsão é que as obras sejam executadas “no prazo de oito meses”. O espaço onde será erguido o complexo, que já foi unidade do Jockey Clube do ABC, tem 3.038 mil metros quadrados no total, sendo, dentro da proposta, mais de 1.200 metros quadrados de área construída.
REFERÊNCIA – O futuro Centro de Esportes Aquáticos irá potencializar atividades correlacionadas em São Bernardo, considerada referência na canoagem. Atletas de alto rendimento na modalidade, por exemplo, treinam sobre as águas da Billings.
Prova deste destaque se dá com o paratleta Luis Carlos Cardoso, medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, e seis vezes campeão mundial na paracanoagem. Luis Carlos treina diariamente no local. Ele disputou, no fim de agosto, o Campeonato Mundial de Canoagem e Paracanoagem de Duisburg, na Alemanha, e já garantiu vaga para os Jogos de Paris 2024, ao faturar a medalha de bronze no torneio.
Texto: Fábio Martins/Fotos: Marcel Uyeta/PMSBC