Em cerimônia realizada no auditório do Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, o prefeito José Auricchio Júnior formalizou a entrega de subvenções às APMs (Associações de Pais e Mestres) de escolas de Educação Infantil de São Caetano.
“É uma satisfação muito grande encontrar as mães e pais de APM neste momento. Batalhamos muitos anos para que tivéssemos as APMs fortalecidas. Quero saudar especialmente a Comap, Comissão Municipal de Associação de Pais, que faz um importante trabalho junto com a Seeduc garantindo maior representatividade das famílias.”
Prefeito José Auricchio Júnior
Auricchio ressaltou que os recursos repassados diretamente às APMs, que podem ser utilizados de acordo com as necessidades específicas de cada escola, também contribuem para o aquecimento da economia local. “Entre os benefícios de uniforme, material escolar, o adiantamento da primeira parcela do 13º salário aos funcionários públicos e, agora, a entrega das subvenções às APMs, já colocamos mais de 20 milhões de reais circulando pela cidade”, destacou Auricchio.
“A entrega das subvenções é um exemplo de gestão democrática. Cada comunidade escolar poderá decidir o que fazer com a verba recebida para tornar a escola ainda mais agradável para a comunidade”, ressaltou a secretária de Educação Minéa Fratelli.
“Quero parabenizar a Prefeitura por adotar esse repasse às APMs. É muito importante que as escolas tenham essa autonomia na gestão dos recursos, o que traz mais agilidade às decisões da escola e mais qualidade no ensino”, acentuou o deputado Thiago Auricchio.
Nesta segunda foram entregues R$ 1.386,300 a 45 unidades de Educação Infantil e, em breve, deve ser feito o repasse às APMs das escolas de Ensino Fundamental.
Representando as 45 escolas de Educação Infantil da rede, uma entrega simbólica foi feita a diretoras e representantes de APMs de quatro unidades: EMEI Dulce Junquetti, EMEI Claudio Prieto, EMI Maria Simonetti Thomé e EMI Fernando Pessoa.
SUBVENÇÃO
A subvenção concedida às APMs é uma contribuição para auxiliar na conservação e manutenção dos bens existentes na escola. Esses recursos podem ser utilizados, por exemplo, aquisição de produtos necessários para limpeza e conservação da unidade escolar e brinquedos utilizados no dia-a-dia pelos alunos nas atividades de lazer.
Na EMEI Cleide Rosa Auricchio, a APM ainda não se decidiu: “Vamos fazer uma reunião para avaliar como empregar esse recurso”, conta a diretora Edna Maria Honório da Silva. Já na EMEI Dulce Junquetti, não há dúvida: “Estamos numa escola recém-inaugurada, ela está nova e muito bem equipada. Aproveitaremos a subvenção para comprar mais materiais pedagógicos para as crianças”, anunciou a diretora Meire Bernardi.
Texto: Suzel Tunes/Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS