Sessões serão gratuitas no Centro de Visitantes do Parque Nascentes
Para celebrar o período de férias escolares, Paranapiacaba irá receber uma semana de filmes e oficina gratuitos do programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som).
De 18 a 26 de julho quem visitar a vila ferroviária poderá assistir filmes como “Se Deus vier que venha armado”, “Reflexões de um liquidificador”, “Truman” e “O sonho de Greta”, além de participar da oficina presencial Ação Cineclubista com Diaulas Ulysses. Cineasta e videomaker, após a exibição de curtas, ele desenvolverá debate sobre a construção de obra cinematográfica e temas sociais.
Os eventos serão sempre à tarde no Centro de Visitantes do Parque Nascentes de Paranapiacaba, com classificações livre, 14 e 16 anos. As produções são brasileiras e estrangeiras.
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural do Estado de São Paulo. Os municípios parceiros recebem programações mensais de sessões de cinema, oficinas, palestras e exposições.
Confira a programação completa e as sinopses dos filmes
(Centro de Visitantes do Parque Nascentes de Paranapiacaba - Rua Direita, 371)
Filme: Se Deus vier que venha armado
Data: 18/7/23 (terça-feira)
Horário: 14h30
Direção: Luis Dantas
Classificação: 16 anos
País de produção: Brasil
Tempo de duração: 90 minutos
Ano: 2015
Sinopse: Após ser liberado temporariamente da prisão, um presidiário tem 72 horas para visitar o seu irmão, encontrar um amigo de infância e encontrar com uma mulher. Entretanto, ele também tem uma missão a cumprir para os chefes do crime, como parte de uma onda de ataques do PCC no estado de São Paulo.
Filme: Reflexões de um liquidificador
Data: 19/07/2023 (quarta-feira)
Horário: 14h30
Direção: André Klotzel
Classificação: 16 anos
País de produção: Brasil
Tempo de duração: 80 minutos
Ano: 2010
Sinopse: Elvira é uma dona de casa que passa por um momento difícil em sua vida. Seu marido Onofre desapareceu e ela decide ir à polícia prestar queixa. A trajetória do casal é narrada pelo liquidificador do casal, que ganhou vida depois de um conserto.
Oficina: Ação cineclubista com exibição e debate
Data: 20/7/23 (quinta-feira)
Horário: 13h
Oficineiro: Diaulas Ullysses
A ação cineclubista é uma oficina presencial onde serão exibidos curtas e depois será desenvolvido um debate – abordando referenciais da construção fílmica ou temas sociais para determinados públicos. Serão apresentados os conceitos de como é um cineclube, como montar um, e como funciona – além de uma experiência sobre o debater um filme nesse encontro.
Diaulas Ullysses é cineasta, vídeomaker, roteirista, radialista, cineclubista, produtor, professor de audiovisual e pesquisador independente de cinema e vídeo, graduou-se no curso Gestão de Rádio e TV Universidade Bandeirante de São Paulo e concluiu o curso de direção de cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André. Trabalhou e trabalha em diversas ações dentro do cinema e vídeo brasileiro – como Mostras, Festivais, Movimento Cineclubista, edições de revistas, livros e textos; ministrou e ministra oficinas e cursos de Cinema e Vídeo por São Paulo, ABC e interior do estado; e ajudou na concepção, montagem e coordenação da sala de cinema na cidade de Diadema – SP: o Cine Eldorado. Realiza desde 1995, roteiros, produções e direções de filmes de curta, média e longa metragem, institucionais e videoclipes.
Filme: Truman
Data: 25/7/23 (terça-feira)
Horário: 14h30
Direção: Cesc Gay
Classificação: 14 anos
País de produção: Espanha
Tempo de duração: 108 minutos
Ano: 2015
Sinopse: Julian recebe uma visita inesperada de seu amigo Tomás, que vive no Canadá. Durante quatro dias, os dois amigos mais Truman, o fiel cão de Julian, irão compartilhar de momentos emocionantes e por vezes cômicos, devido a uma situação extremamente delicada que Julian está vivendo.
Filme: O sonho de Greta
Data: 26/7/23 (quarta-feira)
Horário: 14h30
Direção: Rosemary Myers
Classificação: livre
País de produção: Austrália
Tempo de duração: 77 minutos
Ano: 2015
Sinopse: Prestes a completar 15 anos, Greta está numa situação difícil: Deslocada em sua nova escola, ela vive num mundo particular. Contra a sua vontade, seus pais organizam uma festa de aniversário para ela. Apavorada com a perspectiva, surge uma situação inesperada que a coloca num mundo paralelo, uma espécie de sonho estranhamente erótico, um pouco violento e completamente absurdo. E é nesse lugar que ela tentará, enfim, encontrar a si mesma.
| Texto: Janete Ogawa/Fotos: Divulgação
LEIA MAIS:
- Santo André promove Virada Inclusiva até domingo
- São Bernardo ganha 67ª Praça-Parque
- Marcelo Lima anuncia secretariado para compor a prefeitura de São Bernardo
- Prefeito Orlando Morando lança Operação Pé D’Água 2024/2025
- Deputada Carla Morando e o prefeito Orlando Morando discutem avanços nas obras da Praça da Cidadania com a primeira-dama Cristiane Freitas