Restauro preservou a herança histórica das paredes de taipa e os portões de fechamento, mas acrescentou acessibilidade, melhorias aos boxes, sanitários e iluminação, além de um novo calçadão na via lateral e acessibilidade
A estância turística de São Luiz do Paraitinga, conhecida pelo Carnaval das Marchinhas e a Festa do Divino, entrega, neste sábado, 14, o Mercado Municipal revitalizado. As obras foram realizadas com recursos do Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo (Setur-SP), com investimentos de R$ 1,7 milhão.
Terra do famoso médico e sanitarista Oswaldo Cruz, São Luiz do Paraitinga avança no desenvolvimento turístico com a execução de serviços que envolvem o restauro do Mercado Municipal, preservando as paredes de taipa e os portões de fechamento, reforma de boxes, sanitários anexos, iluminação da área interna e fachadas, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, além de instalação de gradil e portões para fechamento do pátio externo, criação de calçadão na via lateral ao mercado e adequações de acessibilidade. O destino dispõe de muitos atrativos turísticos, como cachoeiras, trilhas e um casario histórico de tirar o fôlego. Grande parte da beleza e da atração turística da cidade vem exatamente de seu Centro Histórico (numa área superior a 6,5 milhões de metros quadrados), declarado em dezembro de 2010 Patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “São 450 edificações que remontam ao século XVIII, tal como a Igreja Matriz São Luís de Tolosa”, destaca Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. As atrações em São Luiz do Paraitinga são numerosas, como os dez dias de Festa do Divino Espírito Santo, que começa na penúltima sexta-feira de maio, com a participação de mais de 40 mil turistas. O Carnaval das Marchinhas chega a receber cerca de 150 mil foliões em cinco dias de festa.