Em novembro, Prefeitura, com apoio de instituições parceiras, promoverá atividades de conscientização contra o preconceito e de valorização cultural
São Bernardo prepara programação especial voltada ao combate a discriminação e valorização da cultura afro e afro-brasileira com o mês da Consciência Negra, em novembro. Para abrir o calendário de atividades, a Prefeitura lançará, no próximo sábado (1/11), Cartilha da Igualdade Racial. O documento, em que consta o Estatuto da Igualdade Racial, entre outras leis, diretrizes e políticas públicas, será apresentado em evento cultural no CRI (Centro de Referência ao Idoso), que acontecerá a partir das 10h.
“São Bernardo está trabalhando para ampliar o alcance das ações voltadas à igualdade racial. Discriminação é mais do que desrespeito. É crime. Com esta cartilha, construída em parceria com o Departamento de Políticas Afirmativas e Conselho Municipal de Igualdade Racial, vamos estimular ainda mais as discussões sobre políticas públicas para enfrentarmos o preconceito”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça.
Ao longo de todo o mês de novembro, a Prefeitura, em ação intersetorial, realizará palestras, formações e atividades culturais gratuitas, abertas à população. Entre os dias 20 e 23 de novembro, a Secretaria de Cultura promoverá, nos Pavilhões dos Estúdios São Bernardo, o ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, com música, dança, gastronomia e apresentações em diferentes linguagens para a valorização de tradições afro e afro-brasileiras.
Unidades de saúde terão programação voltada à conscientização e prevenção. Atrações esportivas e Marcha da Mulher Negra fazem parte da agenda de mobilização. O calendário completo de atividades será divulgado pela Prefeitura nos próximos dias.
Foto: Divulgação

