Por Angélica Kenes Nicoletti
O restaurante cinco estrelas de Santo André mantém a tradição que celebra desde hoje a primavera com cardápio de risotos – prato indicado para a entrada na meia estação
O que é o que é que é colorido, cremoso, mas sempre al dente. Nasceu na Itália e caiu no gosto dos brasileiros? Se respondeu risoto, acertou!
Sim, o prato chega às mesas dos melhores restaurantes brasileiros com combinações tão variadas quanto as receitas tradicionais, mas ganhando interpretações próprias de cada chef e de cada restaurante. Exemplo são as releituras da chef Tamara Santos, do Baby Beef Jardim.
Com padrão e responsabilidade de um cinco estrelas da gastronomia, o restaurante andreense inicia hoje a tradicional temporada anual do Festival do Risoto. Durante 30 dias, a casa contará com cardápio especial de oito receitas especialíssimas. “O cliente poderá eleger quatro tipos de risotos para cada degustação”, diz Patrícia Caseiro, responsável pela programação gastronômica.
Estilo Angélica participou da apresentação em primeira mão à imprensa do cardápio e aprovou com louvor todas as releituras da chef Tamara. Aos 31 anos, a expert mostra maturidade de mais de uma década dedicada à cozinha, dos quais quatro às sofisticadas receitas do Baby Beef Jardim na composição de pratos com ingredientes premium. Exemplo é o clássico risotto al pomodoro (com grafia italiana adotada pelo restaurante). A começar pela apresentação: a porcelana chega com as bordas com pó de ouro. Como ingredientes, grana padano com tomate confit aromático, moçarela de búfala e pangratatto de alcaparra.
No Festival, Tamara também faz ousadias bem-vindas e que indico: risotto ala zucca e salsiccia: abóbora com angu de linguiça toscana ao vinho branco e tuile de parmesão.
No desfile dos pratos, não foram esquecidos os frutos do mar – é o la pescatora: risoto de laranja com camarão espalmado, mexilhão com concha, lula, polvo emulsionado com manteiga de fava de baunilha.
Importante destacar que a escolha dos quatro dos oito risotos oferecidos no cardápio, o cliente tem liberdade para a seleção das opções conforme o seu agrado.
Para arrematar, a degustação desta semana veio com um grand finale como sobremesa: panna cotta de chocolate Callebault (com biscoito de amêndoas, soupê de frutas silvestres e tuile de cacau barry). Imperdível!
Enfim, está aberta a temporada de um mês de sabores únicos e que, certamente, ficarão como referência de um excepcional festival temático.