Foram utilizados recursos que estimulam os sentidos e a criatividade dos estudantes; ação integrou Semana de Incentivo à Leitura
A Casa do Hip Hop e Centro Cultural Canhema, em Diadema, sediaram, na sexta-feira (19), o evento literário “Contação com Ilustração”, com o ilustrador Danilo Marques. O autor realizou a leitura dos livros publicados em braille pela Fundação Dorina Nowill, “Meu pai é um máximo” e “Trava-miolo”. A atividade faz parte da Semana de Incentivo à Leitura e reuniu estudantes da EMEB Santo Dias.
O arte-educador Danilo Marques conta sobre a dinâmica que adotou para desenvolver os sentidos das crianças ao decorrer da leitura. “Por meio da lousa, procuro estimular a imaginação das crianças para idealizar como seria cada personagem ou situação”, esclareceu.
“Também utilizo o recurso da música e das texturas. Com meu trompete, aguço a audição dos estudantes para que possam imaginar os sons ambientes e o tom das vozes das figuras complementares dos livros”, complementou Danilo.
Jean Triunfo, coordenador da Casa do Hip Hop e do Centro Cultural Canhema, explica a importância social de apresentar histórias em diferentes formas de linguagens para todos os públicos.
“Tudo que queremos é promover a inclusão e permitir que cada vez mais pessoas, portadoras de alguma deficiência ou não, possam utilizar espaços comuns”, afirmou. “Fomentar atividades com esse estilo é um grande passo, porque somos todos seres humanos e precisamos da leitura para desenvolver nosso lado humano”, finalizou Jean.
A Semana de Incentivo à Leitura foi realizada com o Clube Leia Mulheres, na Biblioteca Olíria de Campos Barros ( R. Graciosa, 300 – Centro).
Texto : José Vitor Gomes / Fotos : Pedro Roque