Escola municipal de São Caetano cria podcast com histórias contadas pelos alunos

O podcast Histórias INÊSquecíveis pode ser acessado pelas plataformas Spotify e Anchor. São oito histórias e muitas mais virão nas atualizações semanais:  “Temos 112 alunos de 3 a 5 anos e todos participam do projeto”, diz a diretora Vaverlei Pacheco.

A diretora conta que o podcast nasceu como uma extensão do projeto Biblioteca Circulante. “Todas as sextas-feiras, as crianças levam para casa livros para serem lidos por algum familiar. Nas segundas-feiras, quando retornam à escola, os pequenos são convidados a recontar a história com suas próprias palavras.”

Segundo a diretora, os próprios alunos escolhem os livros que querem levar para a casa. A Biblioteca da escola conta com cerca de 3 mil títulos, muitos dos quais adquiridos graças ao empenho da APM (Associação de Pais e Mestres).

Chama a atenção a capacidade que as crianças têm de recontar a história do livro com riqueza de detalhes. O que não surpreende a diretora. “Nesta faixa etária, as crianças precisam se apropriar da história. Por isso, muitas levam o mesmo livro para casa diversas vezes.”

INSPIRAÇÃO

Foi a coordenadora pedagógica Bianca Azevedo quem teve a ideia de gravar a narração das crianças devido ao hábito de dirigir de sua casa, em São Paulo, para a escola de São Caetano ouvindo podcasts.

A ideia foi discutida pelas professoras e equipe gestora da escola e apresentada aos familiares e às crianças, com aprovação total. “Os pais adoram compartilhar com os familiares os podcasts dos filhos, e eles ficam atentos perguntando quando vamos subir as gravações (feitas pelas próprias professoras, pelo gravador do celular) para a Internet”, conta.

Bianca é a única narradora adulta do podcast Histórias INÊSquecíveis. Ela faz o podcast de introdução do projeto, no qual fala sobre a importância da literatura infantil na formação da criança.  

Citando a educadora Mônica Correia Baptista, pesquisadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minais Gerais, Bianca destaca que a presença da literatura desde os primeiros meses de vida deve ser compreendida como inspiração que apoia as crianças na tarefa de se tornarem seres de linguagem. “O texto literário oferece um passaporte para elas iniciarem seu percurso rumo à vida.” 

Para ouvir, entre no Spotify e digite na busca Histórias INÊSquecíveis.
Suzel Tunes/Fotos: Alexandre Yort /PMSCS 

O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ
Gostou? Clique e Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *