Dia dos Namorados deve impulsionar comércio de São Bernardo com crescimento de 8%, segundo ACISBEC

Setor espera tíquete médio de R$ 300,00

O comércio de São Bernardo está otimista com as vendas para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. De acordo com a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), a expectativa é de um crescimento de 8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O tíquete médio estimado é de R$ 300,00 por consumidor.

A data, uma das mais relevantes para o varejo no primeiro semestre, movimenta diversos setores, especialmente os ligados a presentes e experiências para casais. Entre os itens mais procurados estão roupas, calçados, cosméticos e perfumes — categorias que tradicionalmente lideram as escolhas dos apaixonados.

Além do varejo, o setor de turismo local também deve ser beneficiado pela proximidade com o feriado de Corpus Christi, dia 19 de junho, uma semana depois. A combinação da folga com o Dia dos Namorados estimula viagens curtas e passeios românticos, aumentando a demanda por restaurantes, hotéis, pousadas e motéis da região.

Setor de semijoias em alta

Entre as empresas que esperam um bom desempenho está a Lapida Semijoias, que tem escritório comercial em São Bernardo do Campo e atua na fabricação de peças como pulseiras, brincos e colares. A expectativa da empresa é crescer entre 15% e 20% nas vendas em comparação com o ano passado, o que representa a comercialização de 20 a 22 mil produtos somente no mês de junho.

Com um modelo de vendas consignadas por meio de 250 revendedoras, a Lapida destaca o apelo dos seus produtos como opção de presente elegante, acessível e consciente.

“A expectativa de crescimento ocorre pelo fato de as semijoias serem um presente e produtos especiais hipoalergênicos, porque nos preocupamos com a saúde, além da beleza. O Dia dos Namorados é muito importante para nós”, afirma Eduardo de Oliveira Arcas, proprietário da empresa.

Os preços das peças da Lapida variam entre R$ 29,90 e R$ 109,90, o que as torna acessíveis a diferentes perfis de consumidores, especialmente em datas comemorativas como essa.

Perspectiva positiva

Segundo Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC, a previsão de aumento nas vendas reflete o apelo emocional da data.

“O consumidor é mais disposto a gastar em presentes ou experiências que fortaleçam vínculos afetivos. Isso aquece o comércio e movimenta toda a economia local”, avalia.

Lojistas da cidade já reforçam os estoques e investem em promoções, vitrines temáticas e atendimento personalizado para atrair clientes e garantir bons resultados. A expectativa é que o movimento nas lojas se intensifique especialmente na semana que antecede o Dia dos Namorados, quando tradicionalmente ocorrem a maioria das compras.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Fotos: Divulgação

Legenda: Eduardo de Oliveira Arcas e a esposa, Sara Lopes: semi jóias em alta com preços acessíveis

Gostou? Clique e Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *