Iniciativa do SENAI-SP estimula o desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial e Sustentabilidade
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, participa da edição 2025 do Desafio de Ideias – ON, competição promovida pelo SENAI-SP que incentiva a inovação aberta e o pensamento criativo de alunos de cursos técnicos e de aprendizagem industrial. O evento aconteceu entre os dias 6 e 10 de outubro, em formato totalmente on-line, e reuniu três empresas parceiras: Braskem, Grupo Energia e Toyota.
Com o propósito de promover a empregabilidade e o desenvolvimento local, a Braskem propôs aos participantes o desafio: “Como podemos utilizar a Inteligência Artificial (IA) para desenvolver um sistema que otimize o processo de conexão entre as competências aprendidas pelas pessoas formadas nos programas de qualificação profissional da Braskem e as oportunidades de emprego e renda?”
A proposta está diretamente ligada ao Programa de Qualificação Profissional da Braskem, que desde 2021 já capacitou 143 alunos em cursos técnicos como Auxiliar Administrativo, Operador de Empilhadeira, Preparador de Laboratório Químico, Inspetor de Qualidade e Montador de Andaime — em parceria com o SENAI-SP. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para moradores das comunidades próximas às unidades industriais da empresa.
“Acreditamos no poder da educação e da tecnologia como motores de transformação social. Ao participar do Desafio de Ideias, queremos inspirar os jovens a enxergar a inovação como um caminho para resolver desafios reais e gerar impacto positivo nas comunidades”, destaca Thais Romar Minelli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Durante o evento, os estudantes tiveram acesso a mentorias técnicas com profissionais da Braskem e das demais empresas parceiras, que compartilharam suas experiências e auxiliaram na modelagem das soluções. Os projetos mais promissores serão apresentados no Pitch Day, evento final presencial marcado para amanhã, 13 de novembro, no Distrito Tecnológico do SENAI, em São Bernardo do Campo.
“O desafio proposto pela Braskem reforça o nosso compromisso em impulsionar a empregabilidade e fortalecer o ecossistema local por meio da inovação. Queremos que os participantes enxerguem a Inteligência Artificial como uma aliada no desenvolvimento humano e profissional”, completa Gabriel Henrique Ferreira, em nome da Braskem.
O Desafio de Ideias – ON 2025 deve envolver mais de 1.800 alunos, distribuídos em 415 equipes de 175 escolas, com foco nos temas Inteligência Artificial e Sustentabilidade. Além de promover o aprendizado prático, a iniciativa fortalece a conexão entre indústria e educação, estimulando soluções que unem tecnologia, criatividade e propósito.
Com essa participação, a Braskem reforça seu compromisso com a formação de talentos, a inovação aberta e o desenvolvimento das comunidades onde atua. Ao incentivar soluções criativas e tecnológicas para desafios reais, a empresa contribui para a construção de um futuro mais sustentável e para a geração de oportunidades de emprego e renda, consolidando a importância da parceria entre indústria, educação e sociedade.
Rodada de Negócios do Sebrae-SP
A Braskem participou da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae-SP em São Bernardo, na semana passada, com o objetivo de aproximar micro e pequenas empresas do Grande ABC de grandes indústrias da região. Realizado na sede da Associação Comercial e Industrial do município, o encontro reuniu 32 empreendedores locais e quatro empresas âncoras dos setores de alimentação, construção civil e metalmecânica.
A ação faz parte do Programa Nova Indústria Grande ABC, parceria entre o Sebrae-SP, Senai, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Braskem, que busca fortalecer a indústria regional por meio de inovação, capacitação e estímulo à cooperação entre empresas.
“A rodada é uma oportunidade de conhecer possíveis parceiros próximos das regiões onde atuamos, o que traz ganhos em atendimento, custo logístico e agilidade. Além disso, é uma forma de impulsionar pequenas empresas e contribuir para o crescimento do ecossistema produtivo local”, afirmou Bárbara Pinhatti, analista de Suprimentos da Braskem.
A participação da Braskem reflete seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das cadeias produtivas locais.
“Apoiar iniciativas como essa é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Grande ABC e para a construção de uma nova agenda industrial no país, baseada em inovação, sustentabilidade e produtividade”, ressaltou Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.



