O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e o reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, inauguraram a nova sede do CPC (Centro de Pesquisa Clínica) da instituição. A apresentação, dia 24, foi acompanhada pela comunidade acadêmica, autoridades, imprensa e convidados.
O espaço é polo de pesquisa científica de fármacos e vacinas, e já testou, por exemplo, a Coronavac, do Instituto Butantan, e o imunizante da Janssen (empresa farmacêutica da Johnson & Johnson) contra covid-19.
“A pesquisa é um braço fundamental não só de avanço tecnológico e de inovação, mas de credibilidade para a USCS. As grandes escolas médicas brasileiras estão calcadas na extensão e na pesquisa, algo raro no Brasil, por ser custoso e de difícil operacionalização. O Centro de Pesquisa foi forjado dentro do cenário da pandemia, o mais aterrorizador da humanidade”, lembrou o prefeito Auricchio.
O reitor da USCS, Leandro Prearo, reafirmou o compromisso de a Universidade ir além de seus muros e causar benefícios direto na sociedade.
“O CPC tem o poder de transformar a teoria em prática, pois os estudos que são feitos em laboratório garantem novos remédios e tratamentos, com impacto direto na saúde e no bem-estar das pessoas”, disse o reitor, ao reafirmar que a sinergia dos setores possibilitou os resultados conquistados, o que, segundo o reitor, “levará São Caetano ao centro da pesquisa brasileira”.
A secretária de Saúde da Prefeitura, Regina Maura Zetone, lembrou o início dos trabalhos de pesquisa por meio do programa Corona São Caetano, que até hoje traz dados sobre a covid-19.
“É uma honra para o município ter esse Centro de Pesquisa, com o volume de estudos e ciência que está produzindo na cidade”, ressaltou a secretária municipal, ao afirmar que as informações auxiliam na formatação de políticas públicas para a Saúde de São Caetano.
O médico e coordenador do Centro de Pesquisa, Fabio Leal, enfatizou que, atualmente, o CPC realiza pesquisa com intuito de melhorar a vacina contra Influenza, do Instituto Butantan, e agradeceu aos participantes de todas as pesquisas realizadas, com destaque à Coronavac.
“São mais de dois mil voluntários que se dispuseram nos ajudar na pesquisa da primeira vacina brasileira contra a covid-19. Esse é o nosso grande orgulho, fazer pesquisa para que a saúde evolua, cresça com inovação, qualidade e a formação de novos profissionais” destacou Leal.
Estrutura
O prédio conta com dois pisos. No térreo: sala para arquivo dos prontuários, sala para pré e pós consulta, sala para coleta de material biológico, espaço para aplicação de vacina e medicamento, três consultórios médicos e sala de emergência.
No andar superior: sala para farmácia, refrigeradores e ultra freezer, setor administrativo, ala regulatória, espaço para equipe de segurança dos participantes dos estudos, setor de gestão da qualidade, gestão de sistemas e marketing e sala para a coordenação de estudos. O CPC está equipado com modernos equipamentos laboratoriais.
Fotos: Letícia Teixeira PMSCS