Com investimento de R$ 280 milhões, a unidade contará com salas multiuso, espaço de tecnologia e artes, teatro com 400 lugares, biblioteca, ginásio poliesportivo e de eventos, cafeteria, restaurante com capacidade para atender 1,2 mil refeições/dia, consultórios odontológicos, além de parque aquático coberto e descoberto.
Com previsão de inauguração em 2027, o Sesc São Bernardo deverá atender uma demanda diária de 4 mil pessoas. Com área construída de 28.320 m², o complexo hoje foi percorrido pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, em vistoria ao lado do diretor regional do Sesc no Estado, Luiz Galina.
O andamento das obras foi acompanhado por staff técnico e diretores do Sesc, pelos secretários municipais de Obras e Planejamento Estratégico e da Cultura e Juventude, respectivamente Mauro Valeri e Greici Picolo Morselli. Diretores municipais e jornalistas também participaram da vistoria e apresentação da maquete da unidade, que está situada em área anexa dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo, na Avenida Lucas Nogueira Garcez.
O prefeito Orlando Morando salientou a localização privilegiada do complexo, que é rodeado por instituições de ensino, hospitais, centros médicos e empresariais e também lembrou grandes empreendimentos recentemente inaugurados na cidade, entre os quais o Outlet Premium Imigrantes.
“Um empreendimento muito importante para a nossa cidade que valoriza e dá vida a essa área pública que estava ociosa e que, em parceria com toda a diretoria do SESC e da Fecomercio, irá ofertar mais qualidade de vida, esporte, cultura e lazer para nossa população”, comentou o prefeito Orlando Morando, enaltecendo a vocação empreendedora e cultural do minícipio.
Galina afirmou que no plano estratégico de expansão, a unidade de São Bernardo é uma das prioridades da instituição e contou que o complexo será inaugurado com a totalidade das áreas em funcionamento.
“Ficamos muito tempo procurando um lugar adequado para a construção e, felizmente, com a iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, encontramos esse local, no coração da cidade, para construir esse projeto icônico”, destacando que a unidade contará com teatro projetado pela arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914-1992).
PATRIMÔNIO
A parceria entre a Administração Municipal e a instituição foi formalizada em 2019, com aval da Câmara Municipal. O espaço será vizinho de outro icônico prédio: os Estúdios e Pavilhões São Bernardo, patrimônio histórico que também passou por um processo de revitalização e resgate como polo de referência na produção de conteúdo audiovisual que já abrigou gravações do MasterChef Brasil, da TV Bandeirantes, além de projetos televisivos.
O Sesc conta com uma rede de 43 unidades operacionais no Estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e para toda a sociedade.
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC