Com plano robusto materializado pelo prefeito Orlando Morando, proposta é saltar de 180 mil para 300 mil turistas neste ano, bem como aumentar índice em 30% para 2024
Localizada a 21 km da Capital paulista, São Bernardo oferece opções de passeios dos mais diversos e para todos os gostos. Há restaurantes de diferentes sabores, locais históricos, centros culturais, além de trilhas em meio à Mata Atlântica, esportes de aventura e visita a indústrias. Espaços que pessoas de fora ou até mesmo moradores desconhecem.
Dentro deste contexto, o prefeito Orlando Morando lançou nesta terça-feira (28/11) campanha que inclui a veiculação de guia turístico e gastronômico do município, sob o slogan “São Bernardo: tudo o que você quer, tem aqui”, com a proposta concreta de potencializar o setor e fomentar a atividade econômica.
O material gráfico, aliado a outros produtos relacionados, apresenta um vasto leque de atrativos turísticos e de restaurantes, entre eles a Chácara Silvestre, com visita aos domingos no casarão de veraneio de Wallace Simonsen, o zoo municipal do Parque Estoril, Parque Cidade da Criança, atividades esportivas na Represa Billings e Parque da Juventude, o Parque Salvador Arena e o Parque Caminhos do Mar – com o voo da tirolesa, que vai de São Bernardo a Cubatão -, além do tradicional Estúdios e Pavilhões de São Bernardo e diversas alternativas gastronômicas típicas.
“São Bernardo é dinâmica, versátil e possui um enorme potencial para atrair turistas. Atualmente, como MIT (Município de Interesse Turístico), credenciado pelo Estado, continuamos como cidade da indústria, do automóvel, só que podemos expandir esse horizonte. Com essa campanha ousada, estamos dando o pontapé inicial neste processo, é o primeiro passo. Queremos dar uma guinada, a partir da criação desta sinergia com os atores envolvidos. Temos capacidade para isso. Desta forma, o poder público está atuando como mola propulsora para estimular o setor”, frisou o chefe do Executivo.
Com série de ações recentes do município, o fluxo turístico de São Bernardo, que impulsiona a economia local, deve saltar de 180 mil, de 2022, para 300 mil turistas ao ano em 2023, um aumento previsto de 67%, conforme estudo de demanda de São Bernardo. Diante do impacto da campanha, a expectativa é que esse número possa ampliar em 30% em 2024.
O guia turístico e gastronômico de São Bernardo será veiculado na edição de domingo (3/12) do jornal O Estado de São Paulo, além do acréscimo de inserções comerciais no Interior de São Paulo. A campanha foi apresentada em grande evento na presença dos secretários Thaís Santiago (Comunicação), Hiroyuki Minami (Desenvolvimento Econômico), Julia Benício (Governo) e Dra. Regina Célia Damasceno (Meio Ambiente), vereadores e recheado de comerciantes e empresários do ramo de alimentação.
O diretor de Turismo de São Bernardo, Fernando Bonísio, relatou que, em 2019, com o título de MIT, a cidade “colocou a capa”, mas agora consolida ação para transformar o conceito de turismo da cidade.
O diretor do Estadão Blue Studios, Daniel Canello, se disse surpreso com a gama de atrativos que São Bernardo oferece. “É uma honra fazer parte deste processo.”
O representante do ramo empresarial, Carlos Alberto Gianotto, proprietário do Gianotto Restaurante e Pizzaria, agradeceu a iniciativa e mostrou satisfação em constatar que o turismo está sendo fortalecido mediante divulgação da campanha. “Estamos felizes. Isso gera impacto no turismo de lazer e na economia. Cultura e gastronomia andam juntas, e trazem benefícios diretos na atividade econômica.”
SALTO – Entre os motivos para o salto nas receitas estão a concessão do Parque Cidade da Criança, o que originou novas atrações, elevação expressiva de eventos geradores de fluxo turístico, com destaque para os realizados na Esplanada do Paço Municipal, consolidação do Festival do Cambuci, criação do Festival da Primavera e das Flores, revitalização de monumentos e ofertas de novos serviços no Parque Caminhos do Mar, como a inauguração da tirolesa, hoje um dos principais atrativos turísticos do Estado de São Paulo. Somente neste ano, São Bernardo realizou ainda o Festival de Verão, Virada Cultural – com artistas de renome nacional – e Festa Nordestina.
TURISMO INDUSTRIAL – Para receber o título de MIT, compondo seleto grupo de 140 vagas, São Bernardo demonstrou, entre outros pontos, ser referência nacional no Turismo Industrial. Há 10 anos, o programa contava com apenas uma empresa e oferta de 15 vagas. Atualmente, são 20 empresas com mais de 550 vagas mensais. A cidade recebe cerca de 28 mil pessoas por ano para conhecer a estrutura das empresas, processo das unidades produtivas e a tecnologia empregada. O Turismo Industrial movimenta ainda os meios de hospedagem, alimentação, entretenimento, artesanato e transportes.
Fotos: Marcel Uyeta e Omar Matsumoto/PMSBC