Duas professoras da FDSBC – Faculdade de Direito de São Bernardo, Ivani Bramante e Erotilde Minharro, foram escolhidas para escreverem as palavras de boas-vindas à obra organizada pela Gabriela Barreto Editora.
O livro, além de contar com artigos jurídicos relevantes, como por exemplo, direito de herança digital, processos de adoção nacional e internacional, diferenças culturais nos tribunais, dentre outros, ainda conta histórias inspiradoras de mulheres que encontraram espaço e reconhecimento no competitivo mundo jurídico fora das fronteiras brasileiras.
Com lançamento previsto para setembro em diversos países, incluindo Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Estônia e Holanda, Empreendedoras da Lei Europa’ traz relatos de mulheres que enfrentaram desafios e superaram barreiras para se destacarem no campo jurídico internacional.
A trajetória dessas mulheres é uma prova concreta de que determinação, conhecimento e resiliência são capazes de abrir portas, independentemente das fronteiras geográficas.
Ivani Bramante e Erotilde Minharro, ambas docentes da FDSBC, são exemplos vivos dessa realidade. Suas carreiras jurídicas e acadêmicas tiveram um impacto significativo não apenas no Brasil, mas também em outros países, mostrando que o talento e a competência não têm limites territoriais. Elas foram convidadas para escrever as boas-vindas do livro por serem referências em suas áreas de atuação e por representarem a força da presença feminina no campo jurídico.
Ivani Bramante expressou sua emoção e gratidão ao participar da obra: “Empreendedoras da Lei Europa foi uma experiência emocionante e significativa para mim. Acredito que nossas histórias têm o poder de inspirar outras mulheres a também buscarem seus espaços de destaque, não apenas no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo.”
Erotilde Minharro ressaltou a importância da união entre mulheres e do fortalecimento da presença feminina no campo jurídico: “Participar de alguma forma desta obra representa não apenas nossas conquistas individuais, mas também a importância de unir forças e fortalecer a presença feminina no campo jurídico. É uma oportunidade de empoderar e encorajar a próxima geração de mulheres empreendedoras, mostrando que é possível assumir o protagonismo em suas vidas e carreiras, rompendo fronteiras e construindo um futuro de igualdade e sucesso para todas.”
A obra ‘Empreendedoras da Lei Europa’ não apenas celebra as conquistas individuais das mulheres que dela participaram, mas também destaca o poder da sororidade e da união entre mulheres. Ao compartilhar suas histórias, experiências e conhecimentos, elas fortalecem-se mutuamente, abrindo caminho para uma maior representatividade feminina no campo jurídico internacional.
Texto, foto e ilustração: Divulgação