A médica tomou posse na manhã desta quinta-feira (13/1), logo após a eleição do Conselho de Curadores da instituição, no anfiteatro da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. Regina Maura comandará a Fundação no biênio 2022/2023, em sucessão a Adriana Berringer – Luiz Mário Pereira de Souza Gomes e José Antônio Acemel permanecem como vice-presidente e secretário-geral, respectivamente.
Mais de 30 anos de experiência na Medicina, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, pós-graduada em Gestão e Economia da Saúde. Secretária de Saúde de São Caetano por mais de uma década, tendo conduzido diversas ações referenciais de combate à covid-19 no município. Estas são algumas das credenciais da nova presidente da Fundação do ABC, Regina Maura Zetone.
O nome de Regina Maura foi indicado ao Conselho de maneira consensual pelos prefeitos dos três municípios instituidores da Fundação: Paulo Serra (Santo André), Orlando Morando (São Bernardo) e José Auricchio Júnior (São Caetano). Um fato histórico, que evidencia o compromisso das cidades com a qualidade dos serviços prestados pela Organização Social de Saúde.
“A dra. Regina Maura é um quadro técnico de extrema capacidade. Seu amplo conhecimento em saúde pública certamente contribuirá para o crescimento e o fortalecimento da Fundação, resultando em serviços mais qualificados à população”, destacou Auricchio.
“Estou emocionada por assumir um posto tão importante para o ABC. Desempenharei essa função com lealdade, austeridade e transparência, sempre buscando o respaldo dos nossos conselheiros”, ressaltou Regina Maura.
A Fundação do ABC é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil. Gere 18 hospitais e seis AMES (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios, que está à frente de dezenas de unidades nas áreas de Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, entre outras.
Com mais de 50 anos de tradição, está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Guarulhos, Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.
A entidade conta com mais de 26 mil funcionários diretos e orçamento anual de R$ 2,9 bilhões. Anualmente, a rede de saúde da Fundação do ABC realiza mais de 5 milhões de consultas e atendimentos, além de 68 mil cirurgias, 83,5 mil internações e 12,6 milhões de exames e procedimentos.
Texto: Mark Ribeiro/Fotos: Eric Romero / PMSCS